terça-feira, 28 de setembro de 2010

COMISSÃO REGIONAL DE PASTORAL FAMILIAR CRPF - COORDENAÇÃO 2008/2011 ASSEMBLÉIA REGIONAL – GUARAPUAVA


Guarapuava, 12 de setembro de 2010.

Para: CNBB; Assembléia Legislativa do PR; Candidatos ao pleito de 2010; Congresso Nacional; demais cidadãos.

Nós, católicos, participantes da Assembléia Estadual da Pastoral Familiar, abrangendo todas as dioceses e Eparquia Ucraniana do Estado do Paraná, denominado Regional Sul II da CNBB, reunidos na cidade de Guarapuava, de 10 a 12 de setembro de 2010, sentimo-nos no dever de nos manifestarmos conforme segue:

Oportunamente reiteramos nosso apoio incondicional a ações de nossos pastores em favor da valorização e promoção da vida e da família.

Repudiamos toda e qualquer ação que atente contra a dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural, bem como aquelas que, mesmo de forma indireta, contribuem para a disseminação da promiscuidade entre nossos jovens e adolescentes. Especificamente, queremos repudiar a decisão do Ministério da Saúde de promover a instalação de máquinas dispensadoras de preservativos (máquinas de camisinha) dentro de escolas públicas. O governo Federal informou que serão instaladas 40 destas maquinas dentro de nossas escolas até o final deste ano letivo e a partir de 2011 em todas as escolas do país.

É preciso ter em mente, que há muito mais prejuízo em favorecer a promiscuidade do que em coibir doenças ou prevenir gravidez indesejada com essa desastrada medida proposta e em fase de execução pelo Ministério da Saúde. Faz-se necessário, muito mais do que distribuir camisinhas. É preciso formar para os valores, ministrar educação sexual coerente, ensinar a responsabilidade diante do sexo, e não tomar atitudes de incentivo a promiscuidade. Apoiamos o nosso Papa Bento XVI que, no ano passado, afirmou que distribuir camisinhas não é a resposta para resolver o problema da transmissão do vírus HIV.

A mensagem de Jesus Cristo, nosso Salvador e Libertador nos impele a proclamarmos a vida como o maior bem, pois Ele veio para “que todos tenham vida e vida plena”, rechaçamos as ações que deixam de lado os valores da família que desde os seus primórdios preza o respeito mútuo, a valorização do ser humano e a conduta cristã na educação de seus filhos e filhas.

Esta carta está assinada por todos os participantes da Assembléia Regional da Pastoral Familiar (Regional Sul II), em Guarapuava PR, conforme lista de presença anexa à Ata da mesma Assembléia.

Fonte: site pastoral familiar cnbb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário