sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PASTORAL FAMILIAR DE PALMAS REALIZOU CONFRATERNIZAÇÃO

     
No dia 02 de Dezembro (Quinta feira) os casais da Pastoral Familiar dos grupos da Catedral e do Lagoão, se reuniram para um encontro de confraternização, onde em um clima de descontração, amizade e companheirismo foi degustado um delicioso jantar que por diversos momentos ficou obsoleto diante das conversas descontraídas, realizações, amizades e trabalho realizados por esses casais que às vezes deixam de lado os momentos de lazer ou descanso para se dedicar ao trabalho comunitário com as famílias e para as famílias.
     Neste ano que se finda varias atividades e desafios foram desenvolvidas e vencidas a nível paroquial, decanal e diocesano pela Pastoral Familiar, para o ano que se aproxima diversos trabalhos nos aguardam.
     Que neste Natal o coração de cada um possa servir de manjedoura para acolher o menino Jesus!

UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL A TODOS E UM PRÓSPERO 2011
SÃO OS SINCEROS DESEJOS DA PASTORAL FAMILIAR  


SÓ ALEGRIA!
MARIA, GESSICA E JUCELIDIA
JULIANA
GÉSSICA E CLÓVIS

ADEMIR, JULIANA, SOLANGE, DENISE E PAULO




DESSE E FICA REDONDO!

ELIZANGELA E SIMONE - ESTADO CIVIL = INTERESSANTE!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

PASTORAL DA FAMILIA OU DO CASAL?

Neste final de semana, estamos recebendo vários casais e seus filhos em nossa casa. É que na cidade de São Mateus-ES está acontecendo o V Encontro Estadual da Pastoral Familiar (sub- regional Lest II - Espírito Santo)
Um dos casais, ao chegar em casa após a abertura, disse-nos em partilha, que Dom Severino Clasen- MG, ao acolher a todos fazia a seguinte pergunta: É encontro de Pastoral Familiar mas onte estão as famílias? A pergunta deixou a platéia em silêncio, pois na verdade tinha quase só casais.
As famílias que estão em casa, também foram ao encontro, mas tiveram que deixar os filhos conosco, pois no local não há estrutura para acolher crianças. Mas esta é uma realidade em todo o Brasil. Estou assessorando encontros de Pastoral Familiar há anos, e em todo o Brasil, e o que sempre vemos são os encontro de Famílias onde só estão os casais.
A maioria dos Movimentos da Igreja Católica que possuem o carísma familiar, estão enfrentando a triste realidade da não inclusão dos filhos para o movimento, e isto está levando alguns movimentos até a desaparecer. Resultado de procedimentos que nunca ou quase nunca colocam as crianças nos eventos, pois a justificativa é que da trabalho na logistica, e filhos, pode ficar com parentes em casa. Porém o resultado disto, é a esterilidade, ou infecundidade nestes movimentos e pastoral familiar.
Na bíblia, sempre temos nas grandes concentrações, a presença das crianças. Como o próprio Jesus alertou-nos:”Vinde a mim as criancinhas…”.
Dentro de uma perspectiva psicológica, as crianças quando participam ativamente das atividades junto com seus pais, tendem a incorporar o aprendizado a partir da identificação projetiva com seus maiores heróis, seus próprios pais. Se excluimos os filhos de nossas atividades religiosas, que evangelização estaremos realizando junto deles? Ao contrário, estaremos criando um afastamento, por oposição. Isto é, as crianças que vêem seus pais ausentes constantemente por que estão em atividades de Igreja, tendem a criar um sentimento negativo sobre a própria Igreja. Elas imaginam que o responsável é a Igreja pelo afastamento constante dos pais. Assim podemos ter pais atuantes e filhos inoperantes para as coisas de Deus.

Fonte: Dr. Gerson Abarca - Psicólogo- blog.cancaonova.com/pensandobem